Pesquisar neste blogue

21.1.02

A Barreira
Existe uma espécie de barreira que dificulta imenso o sucesso de certos artistas (especialmente músicos) nos dois lados do Atlântico. Os Beatles, por exemplo, já tinham um sucesso tremendo na Europa quando finalmente começaram a ser aceites nos EUA. Na relação luso-brasileira parece existir igual fenómeno, ou pior. Não duvido que o Brasil tem um infindável lote de belíssimos músicos, também Portugal à sua escala tem valiosos talentos. Porém, dá-se essa dificuldade já aludida de transpôr o oceano.
Não sei explicar porque razão isso acontece. No meu caso, assim de repente, não me consigo lembrar de possuir qualquer cd de música brasileira. Gosto e aprecio o trabalho de Gabriel, o pensador; dos falecidos Mamonas Assassinas e é só (mas não o suficiente para comprar discos deles). Também já pude ouvir Titans, Paralamas do Sucesso e outros de que nem sequer o nome recordo. Não sei explicar, encontro-lhes o talento, mas... não me fazem vibrar. Será do sotaque, será do estilo ?
O mesmo acontece no sentido oposto, autênticos monstros da nossa música chegam ao Brasil e zero, não acontece nada. É a tal barreira.
Mas isso não me vai impedir, de quando entender, colocar aqui uns links ou umas dicas a respeito daquilo que considerar ser ponto interessante da música portuguesa (quem diz música diz outras artes), sem no entanto considerar que estou a querer ensinar nada a ninguém ou esperar que quem não é português goste do mesmo que eu. É a tal barreira: é natural.

Sem comentários: