Pesquisar neste blogue

27.4.05

O Banqueiro Anarquista

Tínhamos acabado de jantar. Defronte de mim o meu amigo, o banqueiro, grande comerciante e açambarcador notável, fumava como quem não pensa. A conversa, que fora amortecendo, jazia morta entre nós. Procurei reanimá-la, ao acaso, servindo-me de uma idéia que me passou pela meditação. Voltei-me para ele, sorrindo.

- É verdade: disseram-me há dias que V. em tempos foi anarquista...

- Fui, não: fui e sou. Não mudei a esse respeito. Sou anarquista.


Assim começa o ensaio de Fernando Pessoa, "O Banqueiro Anarquista".
Façam um esforço e leiam-no, é curto e vale bem a pena. Cliquem aqui.
O "Banqueiro Anarquista" foi, depois da Bíblia, o livro que até hoje mais influenciou a minha vida, ou pelo menos, a minha forma de pensar.
Se em vez de ler o "Banqueiro Anarquista", preferirem visitar o site podem clicar aqui

Sem comentários: