Pesquisar neste blogue

26.3.08

Video da aluna e da professora.

Decerto já viram no Youtube as famosas imagens da aluna que tenta impedir a professora de lhe tirar o telemóvel na sala de aula. A conduta da aluna é censurável, não digo o contrário, mas tentem colocar-se no lugar da sra. professora, no lugar dela vocês deixariam que as coisas chegassem àquele ponto ? Acham que se trata duma cena normal ? Deixariam que a coisa resvalasse para uma disputa física pela posse do telemóvel ? É óbvio que não. Um professor tem que saber dar-se ao respeito e saber impor a sua autoridade sem ter necessidade de chegar ao confronto físico.
Resta então perguntar: em Portugal existem ou não mecanismos eficazes para impor a autoridade sem que um professor ou alguém do pessoal não docente tenha de chegar àqueles extremos ?
Se existem, a sra. professora agiu mal; se não existem, trata-se duma falha grave de quem manda no ensino em Portugal.

2º aspecto
A forma como tem sido noticiado este caso tem sido lamentável. Vi várias vezes o video em causa e confesso que não notei qualquer agressão, nem insulto. Ouvi gritos, vi duas pessoas disputando a posse dum objecto, nada mais. Reprovável ? Sem dúvida. A aluna procedeu muito mal, mas será caso para se crucificar uma criança de 15 anos ? Não haverá nada mais importante para noticiar, nem crimes graves para o Ministério Público investigar ?
Parece-me que a miúda fez o que tem visto fazer neste país nos ultimos anos: faltar ao respeito aos professores.
A Sra. Professora fez o que infelizmente têm feito a generalidade dos professores de há anos para cá, em relação não só a alunos: permitir que lhes faltem ao respeito.

Sem comentários: