Pesquisar neste blogue

18.4.08

O que é a blogosfera.

Este post foi escrito depois de acompanhar há já algum tempo a blogosfera portuguesa, mas mais recentemente reflexões escritas nos blogs do Paulo Querido, da Maria João, o visionamento do video das conversas Unicer e os movimentos de alguns jornais (sem link) em torno da blogosfera.
.
Entender
Este post vai para aqueles com dificuldade em entender o que é a blogosfera, nomeadamente jornalistas, escritores, analistas políticos, ou aspirantes a estas profissões.
Antes de mais, quem não entende o que é a blogosfera então não sabe o que é realmente a internet.
Na net, a comunicação faz-se em dois sentidos, pelo que somos simultaneamente emissores e/ou receptores. Esta é uma diferença fundamental em relação à Tv, à rádio, aos jornais e a todos os meios em que a comunicação se faz num único sentido, partindo de quem emite para quem recebe.
Um blog, no panorama geral do que é a internet não constitui qualquer excepção. Também nele a comunicação é bidireccional. Então um blog serve para conversar por escrito, os blogs interagem uns com os outros e aquilo que os faz serem tão interessantes é a sua caixa de comentários. Cada blog desde que surge vai tecendo uma teia de relações com blogs vizinhos. Assim se forma na blogosfera o espírito de comunidade, onde as pessoas convivem socialmente, travam conhecimento, trocam palavras e ideias, partilham informação, comentam algo que outros escreveram, etc. Em essência, a blogosfera não é muito diferente das salas de chat ou dos fóruns.
É claro que da mesma forma que ainda hoje é possivel encontrar sites nos quais não existe interacção e, portanto, o espírito da internet não foi devidamente entendido, também existem blogs cujos autores estão equivocados e julgam ser a blogosfera sobretudo um campo fértil de audiências ou uma espécie de trampolim para outros voos.
Puro engano, pois não faz parte da essência dum blog este ser desprovido de sistema de comentários, não linkar outros blogs ou pretender comunicar para fora da blogosfera. Não se pode ser meio blog, nem sequer uma ilha. Estar na blogosfera significa sujeitar-se à exposição alheia, relacionar-se com a comunidade e comunicar com ela. Se alguém vem para blogosfera com o fito de comunicar para o exterior então o seu lugar não é na blogosfera, mas fora desta. Deverá antes escrever em jornais, tentar publicar livros, aparecer na Tv ou algo semelhante.
.
O exterior
Aos poucos, os media têm vindo a interessar-se por blogs. Na realidade o que lhes interessa verdadeiramente são as audiências aparentemente enormes de que a blogosfera goza. Uma vez mais, puro engano. A blogosfera não se rege pelos mesmos padrões que os media, aqui não existem audiências no rigoroso sentido em que é entendido pelos media e um blog popular não é necessariamente um blog bem escrito, nem sequer um blog que contenha conteúdo relevante. Se alguém quiser escrever algo verdadeiramente importante para a humanidade não o faz certamente num blog. Blogs não são jornalismo, nem literatura ou investigação científica. São mera conversa, nada mais.
.
As três famílas
Basicamente na Blogosfera existem 3 grandes famílias. A blogosfera tecnológica, a pseúdes e a social. Obviamente não se trata de três compartimentos estanques, existindo áreas cinzentas.
A blogosfera tecnológica foi a primeira a surgir. É composta por pessoas profissionalmente ligadas à internet ou entusiastas desta área. São o grupo mais pequeno, o mais evoluido tecnicamente e normalmente o mais discreto. Já andavam pela internet antes de haver blogs e sabem que irão continuar por cá quando estes acabarem.
A blogosfera social é composta por blogueiros que pretendem fazer parte duma comunidade virtual. São os mais activos a linkar e a comentar outros blogs. Por regra, não pretendem demonstrar qualquer talento especial apenas blogam pelo prazer de estar neste mundo virtual, fazer parte da comunidade e interagir com os outros blogueiros.
Finalmente a blogosfera pseúdes é composta por aqueles que pretendem usar o blog como forma de comunicar com o mundo real e não com a blogosfera em si. Mais do que dialogar pretendem visitas. Mais do que estar na blogosfera gostariam de estar na realidade em outro lugar. O blog é apenas um meio e não um fim. O seu sonho é que alguém os descubra, lhes reconheça o talento e os leve para fora da blogosfera. Boa viagem !

9 comentários:

vague disse...

gosto do 1º e do 2º grupo, no qual me enquadro, o da blogosfera social, eu e os blogs de que gosto.
uma ressalva q eu faria qto ao
3º grupo, se fosse eu a escrever: é q neste último, não considero sintoma de oportunismo dar-se a conhecer; o que me incomoda é o excessivo valor q alguns blogs dão a esse (re)conhecimento que irá potencialmente trazer vantagens. E neste 3º grupo há os pseudo e há os outros, os puros de coração :))´

istotinhaquemetersentimento :)

acho simpático e leal permitir comentários e acho uma retribuição justa responder a quem teve a gentileza de nos comentar e perder tempo com isso; partilho definitivamente a ideia de q isto não pode ser levado excessivamente a sério.
estranho isto...exponho-me no blog mais q no dia a dia e, no entanto,
as pessoas com quem convivo no dia a dia não conhecem este lado de mim. e vão continuar a não saber.

Maria Arvore disse...

Fazes muito bem em educar as massas que querem a blogoesfera subordinada às regras a que estão acostumadas noutros meios. ;)

E como concordo com as tuas 3 famílias, e apesar do crescimento da 3ª família até para vendas directas e claras ;), creio que os blogues se manterão enquanto a 2ª quiser ( que são a maioria)porque os da 1ª têm uma relação com a net até que a morte os separe. ;)

vague disse...

e quantas vezes, dentro de 3ªa família, reparamos q blogs há q transbordaram para livros?

hoje em dia há livros perfeitamente palermas, para não dizer burros e estúpidos (q eu não gosto de chamar estes nomes).

e há blogs 'conhecidos' q escrevem sem chama.

e há, por ex, a Maria Ávore: não me admiraria que ela publicasse um livro, tal é a fluidez com que escreve e dá sentido à trama no justo encadeamento das palavras e à sua linha orientadora :)

A facilidade q se diz hoje em dia que se é 'escritor'...

enfim, o tempo encarregar-se-à de tratar do assunto :)

Bino disse...

Vague e Maria, muito obrigado pelos vossos comentários. De facto, com mais ou menos nuances nós 3 fazemos parte dos que estão na blogosfera social. Que é, como foi dito, a mais numerosa e o verdadeiro suporte da blogosfera. Vague, concordo contigo, a Maria escreve superiormente. Mas acho que não falto à verdade se disser que mais do que para o "livro" ela e nós 2 escrevemos sobretudo para os nossos amigos da blogosfera e o melhor prémio é uma caixa de comentários concorrida.
A mim agradam-me os blogs inteligentes de mulher onde posso aprender sobre os mistérios da natureza feminina.

vague disse...

Bino, acho que concordamos todos que são precisas pessoas inteligentes para valorizarem pessoas inteligentes sem entrar na bajulação ou no falso elogio.

Posto esta seriedade toda:P, acho mesmo q a Maria podia bem publicar um livro, dentro do género a q nos habituou e com q nem sempre me identifico e ela sabe :)

Maria, às vezes fico chocada como um ovinho ruborizado ao abrir os oslhos para o mundo :))))

Mas vejo alguém atrás da máscara que a preserva e vejo uma pessoa bonita e a mulher escreve bem como tudo.

Feita esta constatação, q é isso e não um elogio banal, retiro-me
___e despeço-me com amizade
(lembram-se do engº Sousa Veloso?)



;)

Maria Arvore disse...

Eu já me enchi de babetes pelos vossos generosos comentários que agradeço :) e venho aqui confirmar que eu não quero publicar um livro com o que faço chez moi. Prefiro a comunicação imediata de quem me lê. Seja positiva ou negativa. Concordem ou discordem de mim. Com aplausos ou apupos eu prefiro a "tertúlia" de falarmos sobre o que vamos fazendo, o que vamos pensando. :))

vague disse...

Eu concordo com o Bino:tu escreves superiormente e merecias mais q mtos outros, q fosse publicado um livro com a compilação (esta palavra cheira-me a esturro) das tuas crónicas.
E o rseto é conversa :)

Bino disse...

E dizer que nunca fiz a 1ª classe (verídico) :)

vague disse...

se não tens nem a 1ª classe, a minha admiração por ti redobra :P

('queres dizer q tinhas alguma?')
eheheh...